domingo, 21 de novembro de 2010

me persegue, nos persegue

Me sinto em um daqueles pesadelos em que você corre, no escuro, mas parece não conseguir sair do lugar, e você foge, com medo de alguma coisa, mesmo sem saber que coisa é essa.. Particularmente conclui que tentamos fugir de nossos problemas e preocupações, os quais parecem não querer sair de perto da gente, diferente do que acontece com o meu "fim", pareço estar tão longe dele, mas ao mesmo tempo tão perto, o que me da medo, não o mesmo medo do pesadelo, porque do pesadelo sempre acabo acordando, mas o medo do real, porque eu sei que, se acabar, pode não voltar mais.. Correr não adiantaria muita coisa, como parece adiantar todo o esforço que você faz num pesadelo, a verdade é que não encontro alguma coisa que poderia fazer pra fugir desse medo do "fim". Por mais que você ja tenha me falado, por mais que eu saiba, tenho medo, não posso perder e nem pensar em ficar longe de você. Sei que, as loucuras que fiz na realidade, foram muito maiores das que fiz num pesadelo, onde simplesmente corro sem saber onde vou parar só sabendo que preciso fugir, as loucuras foram reais, onde ferem de verdade, machucam de uma forma boa, não de uma forma masoquista, mas com certeza teria forma melhor de sentir isso. Até agora ele me conforta, o medo caminha comigo lado a lado, desisti de fugir dele, só o meu medo que sabe o que sinto de verdade, sabe até mais do que eu, mais do que você, mais do que nós.

3 comentários:

  1. Olá Beta!

    Então, uma moça forte como a Beta! Medo?!?!?!? Na próxima mensagem em vez de “medo” quero ver escrito: “sinto muita CORAGEM para tudo o que apareça na minha frente……..” ahahahahahah (é o próximo tema do blog - OI) ahahahahahaha

    Pois é, mas quem nunca sentiu medo de muita coisa na vida, o medo é um sentimento (mau) que faz parte de nós. E mais especificamente sobre o que escreves neste post: o medo de perder alguém, como uma pessoa que desejamos e/ou gostamos.

    Lembro-me de um trabalho que fiz em Psicologia na escola, sobre o “medo”, e neste caso do teu tema, tem a ver com o medo de nos tornarmos desnecessários para uma determinada pessoa de quem gostamos (amigos, namorados, colegas, familiares), como o medo de deixarmos de ser importantes para essa pessoa, medo de sermos criticados, que falem mal de nós, medo de sermos humilhados, de sermos rejeitados, de não sermos amados, medo da solidão, no fundo de perdermos essa pessoa.

    Parte também do pressuposto de sermos considerados inúteis e sem valor para essa pessoa. Numa relação sem medo, seja ela qual for, o amor é livre, pois vem da nossa vontade íntima e está directamente ligado ao sentimento de liberdade, de opção da nossa escolha.

    Numa relação, o medo prende, amarra, condiciona, determina, com essa emoção, “eu já não sou eu, sou aquilo que o outro quer que eu seja”, porque vivemos com a preocupação constante de só agradar a essa pessoa com medo de a perder.


    Às vezes, ao sentir o medo de perder alguém, perde-se também a vontade de ter esse alguém ao nosso lado. Parece contraditório, mas não é. O medo embaça a realidade, ficamos mais confusos e até desnorteia. Sem medo, a situação fica mais clara e óbvia. Temos a parte boa que é gostar dessa pessoa, mas por outro lado temos o problema do medo de perder essa pessoa, ou seja, a presença dessa pessoa representa o bom e o mau.

    Creio que o medo de perder limita sempre o quanto se pode ganhar, por isso em certas circunstâncias lá vem o provérbio: quem não arrisca não petisca.

    Em tudo nesta vida existem riscos e oportunidades, a pessoa com medo só vê os riscos, enquanto que a pessoa que quer ganhar vê também os riscos mas vê sobretudo as oportunidades. É claro que a pessoa que quer ganhar, não significa ganhar da outra pessoa, mas sim ganhar de nós mesmos.

    O importante é estarmos sempre bem cientes que hoje podemos sempre crescer um pouco mais do que éramos ontem.

    Repara nisto, se temos medo de cair, o andar é sempre doloroso, se temos medo de morrer, a vida será muito ruim, se temos medo de perder, o ganho representa uma preocupação.

    Então, nada mais simples: se aprendes a perder, a cair, a errar e a morrer, o medo desaparece, pois o máximo que a ti te pode acontecer é a cair, perder, errar e morrer, e isso já tu sabes, deixa de ser novidade!

    Há sempre remédio para muita coisa, é tudo uma questão de apostarmos em nós próprios, saber dizer sim, saber dizer não, saber dar a importância correcta às coisas, não colocar a felicidade em coisas exteriores, não procurar consolo nas sombras, tudo o que precisas, está aí, onde sempre esteve, dentro de ti, ahahahahah.

    Boa semana (sem medo de todos e de nada)!

    Beijos, fica bem!

    ResponderExcluir
  2. você acabou de me dar uma aula sobre mil coisas ao mesmo tempo, haha.. esclareceu muita coisa pra mim, acho que tinha muita coisa que eu precisava ouvir alguem dizer e nem eu mesma sabia dizer o que era.. eu concordo com MUITA coisa do que você disse, diria até que 90% dela, só acho que o medo é necessário, se não tivessemos medo de perder alguem, não poderia haver amor, seria como aceitar com muita facilidade viver longe de alguem a quem você esta acostumado a viver sempre perto, é tudo muito complicado, acho que parte do princípio de cada um e, principalmente, do amor de cada um.. são muitas coisas impensadas e mal concluídas, mas prefiro não pensar na possibilidade de perder alguem, ainda não, não enquanto houver amor..
    boa semana também, fica bem! (:

    ResponderExcluir
  3. Olá Beta!

    Ahhhhhh eu no comentário estava-me a referir apenas a: "viver com medo de perder alguém", o que é diferente de "ter medo de perder alguém". Medo de perder alguém, qualquer pessoa que ama, tem sempre esse medo! Agora viver com medo de perder alguém, é um medo de insegurança constante, ou seja, é uma dor,constante e contínua, logo mais duradoura!

    Eu acho que quando há amor numa relação, existe uma coisa que é a confiança, ou seja, existe segurança, estabilidade ou equilibrio, logo, é desnecessário viver com medo de perder a pessoa que se ama, pq se há amor reciproco esse viver é desnecessário, pois sabemos que temos sempre a pessoa amada do nosso lado, seja no que for e para que for.
    Mas do outro ponto de vista, sabendo que há amor reciproco é claro que existe sempre o medo de perder esse alguém, pois trata-te de um bem querer, mas a diferença aqui é que pode existir esse medo mas não se vive constantemente com ele!

    Viver com medo de perder alguém é muito pior do que só ter medo de perder, pois no primeiro caso é mais doloroso pq é uma dor duradoura enquanto que no segundo caso, é um sentimento motivado do amor, mas que existe só em pensamento, já não é duradouro!

    Referi-me à coragem no último comentário para se conseguir vencer ou ultrapassar "o viver com medo de perder alguém"! Foi este "medo" que me deu a entender num post do teu blog.
    Não sei se entendeste Beta ou se ainda fiz mais confusão, hahahahah.

    Desculpa se escrevo tanto, mas gosto de escrever estas coisas, é apenas uma opinião, e aquilo que sinto e como sou também. Posso até estar errado nalgumas coisas, ahahaha.

    E depois escrevo porque gosto muito do que escreves, exprimes-te muito bem!

    Beijinhos e um bom fim de semana! tudo de bom para ti!

    ResponderExcluir